Golpistas não precisam mais do seu número de telefone para se passar por você, eles só precisam da sua foto de perfil; saiba mais.
Um novo golpe do WhatsApp usa a sua foto de perfil com um número de telefone diferente. A atividade está fazendo várias vítimas no Brasil e na Europa, na maioria brasileiros.
O novo golpe dispensa a clonagem do número original da vítima e usa um número de telefone diferente. O modus operandi é sempre o mesmo: se passar por uma pessoa para pedir dinheiro a amigos e familiares – só que dessa vez, usando apenas a foto de perfil.
O método, apesar de ser antigo, ele se torna ainda mais complexo, já que a vítima não consegue frear o golpista que continua a se passar por ela pedindo dinheiro a conhecidos. Para convencer as vítimas do golpe, os criminosos alegam que mudaram de número de telefone e que precisam de dinheiro urgente.
Não se sabe, contudo, como os golpistas conseguem a lista de contatos das vítimas para enviar mensagens. Toda a ação é realizada usando a foto de perfil da pessoa e um número de telefone diferente.
WhatsApp reforça a segurança no aplicativo
O WhatsApp tem reforçado a segurança do aplicativo tornando o app bastante seguro contra roubo de contas. Além da verificação de dois fatores que pode ser ativada através das configurações do aplicativo, o WhatsApp adicionou uma segunda camada de segurança que pode ser ativada nas configurações da conta do usuário.
As “Chaves de acesso” permite que o app seja acessado mediante senha, que pode ser definida pelo próprio usuário, além do código de verificação de dois fatores que chega por SMS. O recurso estava em fase beta, mas já pode ser ativado por todos os usuários do app mensageiro.
Como se proteger
Não existe uma forma eficaz de parar os golpistas que usam esse novo método para pedir dinheiro através do WhatsApp. Geralmente, a vítima sempre é a última a saber. Se você for vítima de golpes como este, use o próprio WhatsApp e poste nos seus status que tem alguém se passando por você no app. Além do WhatsApp, você pode usar também o Instagram, já que nem todos os contatos visualizam status do app de mensagens.