O iOS 18 já está disponível para download na versão beta para desenvolvedores. A versão final deverá chegar em meados de setembro desse ano.
A Apple pode fazer do iPhone o celular mais seguro do mundo com o lançamento do iOS 18. Como sistema, o iOS é mais seguro que Android. A Apple está implementando novos recursos robustos de segurança e privacidade, para deixar seus dispositivos ainda mais seguros.
A WWDC24, evento focado em sistemas operacionais da Apple, trouxe vários novos recursos para o próximo sistema operacional do iPhone/iPad. Embora o iOS 17 já conte com vários recursos de segurança e privacidade, a empresa deu uma reforçada no sistema do seu carro chefe para garantir que seus dados estejam protegidos e seguros ao usar seus dispositivos.
A Apple anunciou uma série de atualizações para todas as suas plataformas, com o objetivo de oferecer aos usuários um controle ainda maior sobre seus dados. Entre as principais novidades, destaca-se a introdução do Private Cloud Compute, que estende as avançadas proteções do iPhone para a nuvem, permitindo que os usuários aproveitem funções de inteligência avançada sem comprometer sua privacidade.
Private Cloud Compute: segurança de ponta na nuvem
Craig Federighi, Vice-Presidente Sênior de Engenharia de Software da Apple, explicou que o Private Cloud Compute permite à Apple processar solicitações complexas dos usuários com um nível de privacidade sem precedentes. Essa tecnologia utiliza os dados dos usuários apenas para processar suas solicitações, mas sem salvá-los, garantindo que nunca estejam acessíveis a ninguém, nem mesmo à Apple. Além disso, o sistema é projetado para ser inspecionado e verificado por especialistas independentes, oferecendo garantia adicional sobre a proteção dos dados.
Potencialização da IA com a Apple Intelligence
A Apple Intelligence, sistema de inteligência pessoal integrado nos dispositivos Apple, se tornará ainda mais potente graças ao processamento on-device. Em situações que requerem uma capacidade computacional superior nos dispositivos, o Private Cloud Compute entra em ação, utilizando modelos baseados em servidor para lidar com solicitações mais complexas, sempre protegendo a privacidade do usuário.
A Apple introduziu diversas novas funcionalidades pensadas para reforçar a privacidade e a segurança dos usuários:
- Bloqueio e ocultação de aplicativos: usuários de iPhone rodando o iOS 18, finalmente, vão poder bloquear e ocultar aplicativos específicos para proteger seus conteúdos privados. Os aplicativos bloqueados exigem autenticação via Face ID, Touch ID ou código de acesso para serem abertos, enquanto os ocultos são movidos para uma pasta acessível apenas após autenticação.
- Melhorias nas permissões para Contatos: os usuários poderão escolher quais contatos compartilhar com um aplicativo, sem conceder acesso à lista de contatos completa, melhorando ainda mais o controle sobre seus dados.
- Accessory Setup Kit: este novo recurso permitirá aos desenvolvedores oferecer métodos de emparelhamento de acessórios mais intuitivos e seguros, sem revelar todos os dispositivos presentes na rede do usuário. Pagamentos via PIX, por exemplo, poderão ser realizados apenas aproximando o iPhone do outro – mas ambos aparelhos deverão estar com o iOS 18 instalado.
Funcionalidades adicionais integradas
A Apple também aprimorou outras funções para a privacidade e segurança:
- Catalogação de mensagens no Mail: com o iOS 18, a divisão das mensagens em categorias acontecerá inteiramente no dispositivo do usuário, garantindo uma gestão mais eficiente e segura dos emails.
- Mensagens via satélite: usuários de iPhone vão poder enviar mensagens através de conectividade via satélite quando o aparelho não tiver acesso a redes móveis ou WiFi usando criptografia de ponta a ponta no app Mensagens.
- App Senhas: o novo app Senhas permitirá gerenciar de forma segura senhas de contas, passkeys, senhas de redes Wi-Fi e códigos de autenticação de dois fatores. Tudo poderá ser gerenciado através do novo aplicativo Senhas que chegará no iOS 18.
- Organizar apps: usuários de iPhone vão poder organizar os aplicativos como desejar. Como acontece no Android, vai ser possível arrastar e soltar apps para qualquer parte da tela inicial, sem passar pela organização automática de apps.
- Apps no Modo Escuro: o iOS 18 vai permitir alterar as cores externas dos apps para o modo escuro. Além da possibilidade, o usuário vai poder personalizar as cores dos apps pelo próprio sistema.
O iOS 18 já está disponível para download na versão beta para desenvolvedores. A versão estável do novo sistema do iPhone deverá ser liberado para os usuários em meados de setembro/outubro desse ano.