A novidade só foi liberada, por enquanto, para testadores beta do app mensageiro. Usuários finais deverão aguardar as próximas atualizações.
As capturas de tela de foto de perfil agora são proibidas no WhatsApp. O famoso “print”, não pode mais ser realizado em fotos de perfil de contatos do mensageiro. O recurso já começou a ser liberado para alguns testadores beta do WhatsApp para iPhone e Android.
- Veja também:
- Novo golpe do WhatsApp usa foto de perfil com número diferente
- Como sair de uma lista de transmissão do WhatsApp
Chegando como um reforço de privacidade, o WhatsApp agora não permite mais tirar print da foto de perfil de contatos do mensageiro. Ao tentar realizar uma captura de tela de uma imagem de perfil ampliada, o mesmo não é mais possível. O recurso chega como um complemento de segurança e privacidade para impedir que golpistas usem a sua foto de perfil para aplicar golpes usando o aplicativo. Vale lembrar que o WhatsApp permite configurar o app para deixar a foto de perfil visível para todos ou apenas para contatos da sua agenda.
WhatsApp começa a bloquear captura de tela de foto de perfil
O Mídia Segura teve acesso ao recurso em primeira mão e, em nossos testes, não foi possível fazer uma captura de tela usando o modo tradicional que você já conhece. Como mostra a imagem abaixo, sempre que o usuário tentar tirar um print da sua foto de perfil ampliada, o mesmo não é mais possível, acompanhado do aviso: “Por questões de privacidade, a captura de tela foi bloqueada”. A captura de tela é feita, mas não da foto de perfil do contato que você printou.
Analisamos as configurações de privacidade da conta do WhatsApp e não encontramos nenhuma opção de ativar/desativar capturas de tela da foto de perfil. Não se sabe, contudo, se futuramente o WhatsApp vai dar aos usuários a opção de ativar/desativar o recurso ou se ele será nativo para todas as contas do app mensageiro.
O bloqueio de captura de tela é um recurso que está em fase beta do WhatsApp, e deverá chegar para todos em futuras atualizações do aplicativo mensageiro. Para saber se o recurso já está funcionando na sua conta, basta tentar fazer um print da foto de perfil ampliada de algum contato do WhatsApp e conferir se a captura é realizada.