Segundo o chefe da plataforma, vídeos com menor duração são melhores para criarem conexões e motivarem o compartilhamento com amigos.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Instagram continua a demonstrar seu interesse na produção de vídeos curtos na plataforma. Quem confirmou isso foi Adam Mosseri, chefe da rede social. Embora o Instagram continue dando “conselhos” de como os perfis poderão crescer na plataforma – na prática, o quanto se sabe, não existe nenhuma regra para crescer no algoritmo.

Recentemente, o chefe da rede social disse que a plataforma vai dar prioridade aos criadores menores que produzem conteúdos originais. Com isso, perfis de memes, por exemplo, deixariam de ter o mesmo alcance de antes.

O comunicado parece contraditório ao novo vídeo publicado nesta terça-feira (09), por Mosseri, em seu perfil da rede social. No vídeo, o chefe da plataforma menciona, como exemplo, os vídeos engraçados (memes) que, segundo ele, são melhores para criarem conexões com amigos quando são compartilhados.

chefe-do-instagram-reforca-que-o-foco-sao-os-videos-curtos

A história parece se repetir; – e, a cada história, a mesma parece se contradizer. Isso mostra o quanto o Instagram (que deixou de ser uma rede social de fotos para ser uma cópia do TikTok há muito tempo), é instável. Verdade é que não existe uma forma eficaz para crescer no algoritmo de Zuckerberg. Ora você precisa produzir muito, ora você precisa produzir com qualidade; ora você precisa usar modelos populares – ora você precisa criar formatos originais.

Chefe do Instagram reforça que o foco são os vídeos curtos.

Em um comunicado que pode ser assistido aqui (em inglês) Adam Mosseri, que comanda o Instagram, reforçou que os vídeos com pouca duração são parte da identidade do Instagram. Embora a rede social permita a publicação de vídeos de até uma hora, a prioridade, segundo Mosseri, são os vídeos com menor duração.

O vídeo publicado por Mosseri é uma resposta a uma pergunta de um usuário sobre vídeos mais longos na rede social. Segundo o executivo, a plataforma tem como objetivo conectar pessoas e explorar seus interesses, sugerindo que tais conexões são melhores por meio dos vídeos curtos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mosseri reforça que vídeos mais longos que mais se parecem com programas de TV, desmotivam o compartilhamento com amigos dentro e fora da rede social. “Se você assistir a um vídeo de 10 ou 20 minutos, você vai interagir menos com ele”, explicou Mosseri. Além disso, o chefão da rede social destacou ainda que vídeos maiores diminuem as chances de interações e compartilhamentos.

Lembrando que o Reels iniciou com vídeos de 30 segundos de duração, e parece que este deverá ser o tempo de duração com melhor alcance na plataforma. Enquanto isso, o TikTok, seu principal concorrente – testa vídeos com maior duração.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mosseri destacou que embora os vídeos menores sejam melhores para interação eles não cumprem perfeitamente a missão do Instagram – o que leva ao usuário a testar tempos de duração, modelos e formatos – porém, sem nenhuma garantia de alcance em sua plataforma.