O diretor de produtos da empresa, Chris Cox, disse que a Meta vai usar as postagens públicas para treinamento da IA da Meta.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Meta vai usar seus dados do Facebook e do Instagram para treinar Inteligência Artificial. Segundo a empresa, as postagens públicas serão usadas para treinamento de IA. O recurso, todavia, “pode ser desativado” através das configurações do Facebook.

Embora o usuário tenha esta opção, a mesma logo deixa de ser opcional — já que o recurso parecer estar em um labirinto de difícil acesso. Em outras palavras, é como se a Meta não quisesse que você encontrasse o formulário.

Em geral, as informações pessoais são informações sobre você. Por exemplo, seu nome, endereço, telefone e email”, destaca o formulário. Além disso, a empresa deixa claro que não “atende automaticamente aos pedidos enviados por este formulário — e que analisa os pedidos conforme as leis da sua região”.

Quanto mais dados… melhor!

O formulário não permite enviar um pedido simples de solicitação, como por exemplo: para se desinscrever de uma newsletter. Segundo consta no formulário, é preciso fornecer mais e mais dados para “solicitar” a não coleta das suas informações. Em resumo, é como se você não tivesse (e não tem), opção de não autorizar a coleta de suas informações para treinamento de IA.

A Meta vai ler minhas mensagens privadas?

De acordo com representantes da empresa, a IA da Meta não vai poder ler o conteúdo das suas mensagens privadas. Chris Cox, diretor de produtos da empresa, disse que apenas fotos publicadas no Facebook e no Instagram seriam usadas para treinamento de IA. A declaração do executivo pode ser conferida através da página oficial da Meta.

Página de formulário da Meta sobre coleta de dados para treinamento de IA. Imagem: Facebook, reprodução.

No mesmo relatório, segundo a empresa, “a IA da Meta ajuda as pessoas a melhorar suas atividades, experiências e momentos diários ao trazer respostas em tempo real para o bate-papo, ajudar as pessoas a se organizar e planejar suas próximas férias, proporcionar mais formas para que elas se expressam, entre outros exemplos”.

Como impedir que a Meta use meus dados para treinar IA

Como já antes mencionado, não existe um botão do tipo: “eu proíbo que a Meta use meus dados para treinar IA” — o que temos é apenas um formulário com informações complexas e pouco claras sobre a coleta das suas informações.

O usuário precisará fornecer muitas informações para explicar o motivo de não querer ter seus dados coletados. Imagem: Facebook, reprodução.

Embora a empresa de qualquer forma venha a coletar e usar seus dados para treinamento de IA, é possível preencher o formulário fornecido e explicar o motivo de você não permitir a coleta das suas informações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Você pode usar esse link direto que cai na página oficial do formulário do Facebook. Lá, você será orientado a explicar o motivo de não permitir a coleta das suas informações para treinamento de inteligência artificial.