A gigantes das buscas vai rebaixar a autoridade de sites com alto volume de tráfego que exibam conteúdo deepfakes nos resultados.
O Google acabou de lançar uma atualização para o seu principal buscador que garante facilitar a remoção de conteúdo deepfake explícito dos resultados de buscas. Como parte de uma luta contínua contra imagens manipuladas com aparências realistas, a gigante das buscas está tornando mais fácil a remoção de imagens falsas dos resultados de pesquisas do buscador.
Os termos de uso da empresa, há muito tempo, acata com facilidade pedidos de remoção de conteúdo explícito gerado por inteligência artificial (deepfake) — desde que o conteúdo viole os termos de uso da empresa.
Na nova atualização, agora, sempre que um usuário pesquisar por um conteúdo deepfake nos resultados de buscas do Google, a empresa irá mostrar conteúdo de notícia relacionado ao termo — e não o conteúdo buscado. O buscador também irá filtrar automaticamente todos os resultados explícitos em pesquisas semelhantes com base no termo buscado
Google vai facilitar a remoção de deepfakes explícitos das buscas
O sistema vai ajudar a “eliminar” dos resultados de buscas conteúdos explícitos duplicados exibidos em outros sites. Além disso, se houver artigos de notícias falando sobre o assunto, em vez do buscador mostrar o conteúdo pesquisado, mostrará o conteúdo da notícia que fale sobre o assunto. A gigante pretende orientar o usuário sobre os perigos e impactos que os deepfakes causam na sociedade.
O Google, contudo, não vai apagar conteúdo legítimo dos seus resultados — como cenas de nudez de atores, artistas e celebridades. A gigante das buscas vai deixar de mostrar apenas imagens e vídeos falsos relacionados as pessoas.
A empresa reconhece que há muito trabalho a se fazer quando se trata de separar conteúdo falso — de legítimo. Uma das soluções que a empresa vai adotar para inibir o avanço de conteúdo deepfake é rebaixar a autoridade de sites com alto volume de tráfego que exibam imagens manipuladas nos resultados de pesquisas do buscador. A empresa destacou que apesar do alto volume de tráfego, isso não está ligado a qualidade de um site.
O que é deepfake
Deepfake é uma tecnologia baseada em inteligência artificial que permite a criação de vídeos ou áudios falsos, mas que parecem incrivelmente reais. O termo “deepfake” combina “deep learning” (aprendizado profundo) e “fake” (falso), refletindo o uso de redes neurais profundas para gerar conteúdo falso. Algumas celebridades como Gal Gadot (Mulher-Maravilha) e a atriz Scarlett Johansson (Viúva Negra) também já foram vítimas de deepfakes na internet.