Afinal, pode deixar o notebook ligado na tomada o tempo todo? Não vicia a bateria? Nesse artigo, você confere tudo sobre baterias.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O que é melhor: deixar o notebook sempre ligado na tomada ou usar na bateria? Nesse artigo, vamos entender como as baterias de notebooks funcionam e se deixá-los sempre ligados na tomada prejudica a bateria.

As baterias receberam grandes mudanças com o passar do tempo. A mesma tecnologia presente nos smartphones modernos, é a mesma usada nos notebooks. A tecnologia mais moderna é íon de lítio. A tecnologia presente nessas baterias permite que o dispositivo passe mais tempo longe da tomada. Outro destaque para as baterias de íon de lítio é que elas não viciam.

É perfeitamente normal que um notebook novo segure mais tempo de carga. Com o tempo, essa bateria tende e segurar cada vez menos carga, mesmo adotando práticas de carregamento corretos. Mas é importante ressaltar que usar carregadores não compatíveis ou aqueles muito baratinhos podem danificar a saúde da bateria, e em casos mais graves, até queimá-la.

Tempo de vida útil

Toda bateria recarregável tem seu tempo de vida útil. O tempo de vida vai depender dos ciclos de carregamento que ela possui. Assim como nos smartphones, a cada ciclo completado, vai-se um tempo de vida útil — o mesmo ocorre com as baterias dos notebooks.

Cada bateria possui sua capacidade máxima. As baterias de íon de lítio tem carga rápida e maior duração. Todas baterias recarregáveis são consumíveis e vão perdendo eficiência conforme vão envelhecendo.

A idade de uma bateria não é definida apenas pelo tempo, mas também pelo padrão de carga e fatores relacionados a temperatura. À medida que a bateria envelhece quimicamente, ela apresenta uma redução da capacidade, que pode resultar em menos horas de uso entre uma carga e outra.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para compreender melhor essa questão, funciona assim: 1 ciclo se completa quando a bateria atinge 100% de carga. Se por exemplo, a bateria do seu notebook estiver com 20% de carga e você por para carregar até atingir os 100%, ela carregou 80%. Da próxima vez que você carregar a bateria do seu notebook novamente e atingir 20% de carga, completa-se 1 ciclo. A cada ciclo completado, o tempo de vida diminui.

Usar na tomada ou na bateria? 

Nenhuma fabricante recomenda usar o notebook somente na tomada ou priorizar mais a bateria — isso vai depender do tipo de uso de cada usuário. O que acontece é que as baterias de íon de lítio deixam de carregar quando atingem 100% de carga e passa a energia da tomada diretamente para o notebook. Isso impede que a bateria fique carregando sem necessidade. Então, não há problema algum deixar o notebook ligado na tomada mesmo com a carga completada.

pode-deixar-o-notebook-ligado-na-tomada-o-tempo-todo

Se você usar o notebook na tomada ou na bateria, de qualquer forma, ela vai desgastar com o passar do tempo. Mesmo que quando na tomada ela pare de carregar, ela ainda está sendo executada no seu dispositivo. Isso significa que na tomada ou na bateria, ela vai desgastar. Quanto mais ciclos de carregamento forem completados menos tempo de carga a bateria vai segurar.

Algumas fabricantes recomendam manter a carga da bateria entre 20% e 80% e nunca deixar descarregar completamente. Outra recomendação é usar sempre carregadores originais e evitar superaquecimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Se você perceber que a bateria está muito quente enquanto está carregando, remova, se possível, do carregador e use-o na bateria. Se preferir, pode alternar, um pouco na bateria e algumas horas na tomada. Além disso, evite deixar o notebook muito tempo desligado e mantenha sempre o sistema atualizado.

Siga o Mídia Segura no Instagram e fique por dentro de tudo sobre tecnologia.