Usuários estão abandonando o aplicativo de mensagens russo para migrarem para o Signal, app focado na privacidade do usuário.
O Telegram, ao que parece, deixou de ser o aplicativo preferido de cibercriminosos. Segundo a reportagem do site 404 Media, golpistas, criminosos, cibercriminosos e traficantes de drogas estão abandonando o app russo e migrando para grupos de Signal, após prisão de CEO.
A reportagem apurou que os golpistas estão excluindo suas contas do aplicativo russo e migrando para apps criptografados com foco em privacidade. Vale destacar que o Telegram apesar de permitir anonimato, a criptografia só é ativada em chats secretos.
O Telegram é popularmente conhecido por permitir conteúdos diversos, o que inclui atividades ilegais, sensíveis e outros. Segundo o portal, criminosos estão com medo que seus dados caiam nas mãos das autoridades e suas localizações reveladas.
Nova regra de moderação de conteúdo
De acordo com o Telegram, a partir de agora, qualquer usuário poderá denunciar conteúdo ilegal no aplicativo. Isso valerá para grupos, canais e conversas privadas. Antes, o app não processava pedidos e denúncias de conversas privadas — com isso, o app se tornou o aplicativo preferido para o compartilhamento de atividades ilegais.
Na nova atualização da página FAQ do Telegram, a empresa disponibilizou um email para denúncias de conversas privadas do aplicativo. Agora, o usuário poderá anexar links juntamente com o pedido de denúncia de conteúdo do aplicativo. A moderação será feita por humanos. A empresa não deixa claro se irá reportar as denúncias para as autoridades ou se irá apenas remover o conteúdo reportado.
Segundo apurado pelo site, hackers estão preocupados com seus contatos e com a nova regra de moderação de conteúdo do aplicativo. Um dos hackers disse estar migrando para o Signal, app que até então é conhecido por contar com uma robusta criptografia ponto a ponto e por não colaborar com o fornecimento de dados de usuários com as autoridades. O mesmo hacker disse que o motivo de sair do Telegram se deu após a prisão de Pavel Durov.
Durov foi preso na França enquanto chegava de uma viagem. De acordo com jornais, ele foi detido por falta de moderação de conteúdo no aplicativo, como tráfico de drogas, piratatia e exploração infantil. De acordo com o portal, Durov disse estar “comprometido em transformar o Telegram em um espaço de elogios”. Com isso, criminosos temem que de agora em diante o app possa colaborar com o fornecimento de dados de usuários com a polícia.
Migrando para o Signal
Ao portal 404 Media, o analista Valdemar Balle forneceu prints de conversas de traficantes de drogas orientando usuários a migrarem para grupos do Signal. “Como muitos já notaram, os grupos do Telegram estão atraindo muita atenção externa. Portanto, agimos rapidamente e já criamos um backup no aplicativo Signal. Então, fique um passo à frente como nós e junte-se aos nossos grupos e perfis do Signal“, dizia uma das mensagens obtida pelo analista.
Vale lembrar que Mark Zuckerberg, dono do WhatsApp, já teve seu número cadastrado no Signal. O app é focado na privacidade, sendo uma das opções mais seguras do mercado. A nova política de uso do Telegram deixa claro que os chats possuem o botão “Denunciar” que permite que o usuário sinalize conteúdo ilegal para os moderadores do aplicativo.