Apesar dos usuários bloqueados poderem ver suas publicações, eles não poderão interagir com elas. A mudança já começa a valer desde já.
A rede social X, começou a implementar uma nova funcionalidade na plataforma que permite que usuários que você bloqueou por lá, possam ver todas as suas postagens na rede social. A mudança havia sido anunciada em setembro; mas agora, se trata de um recurso oficial.
Assim como em todas as plataformas de mídia social, no X, era possível bloquear um usuário e impedir que ele visse as suas postagens ao visitar seu perfil. Na antiga versão, o usuário bloqueado era impossibilitado de ver as postagens de contas que o bloqueou — a nova atualização quebra essa barreira e permite que usuários vejam mesmo assim as publicações de perfis que o bloqueou.
A mudança já começou a ser implementada para todos os usuários do serviço. Vale frisar que, em atualizações anteriores do X, a plataforma implementou uma mudança que não permite mais que perfis privados comentem em publicações de outras pessoas na plataforma. O recurso, dessa forma, chega como um complemento, “ainda que controverso”, ao modelo de privacidade anterior.
X agora permite que usuários bloqueados vejam suas postagens
De acordo com o X, o sistema de bloqueio, conforme implementado anteriormente, poderia ser usado para compartilhar e ocultar informações prejudiciais ou privadas sobre aqueles que eles bloquearam, então o novo recurso permite “maior transparência”.
Apesar da nova mudança parecer reduzir a segurança e a privacidade dos usuários na rede social, ainda assim, não será permitido interagir com as publicações de contas que te bloquearam por lá. Isso significa que, a partir de agora, se uma conta bloquear você, ainda será possível ver todas as publicações deste perfil na rede social — isso vale também para publicações que entrarem para os trending topics (assuntos do momento).
No entanto, especialistas em abuso de mídia social, dizem que a mudança ajuda os perseguidores e trolls, ao mesmo tempo que reduz a segurança de suas vítimas. “Permitir que usuários bloqueados vejam postagens, é atender abusadores e perseguidores, cedendo e facilitando seus comportamentos“, escreveu a Comissária de Vítimas de Londres, Claire Waxman.
Usuários destacaram que as novas regras de bloqueio do X podem violar as políticas da App Store e Google Play, que exigem que aplicativos com conteúdo gerado por usuários permitam o bloqueio de perfis abusivos. Embora o botão de bloqueio ainda esteja disponível, não está claro se Apple e Google tomarão alguma medida.
No Threads, usuários que migraram para a plataforma após o bloqueio do X no país, disseram não querer mais voltar a usar o X. A rede social de microblogs da Meta celebrou 275 milhões de usuários ativos mensais — enquanto o Bluesky, que segue a mesma pegada, celebrou a marca de 10 milhões de usuários ativos no serviço.