Além da possibilidade, a empresa está trabalhando em um recurso que permitirá encontrar arquivos no aparelho usando a sua IA.
Alguém disse uma vez: “na internet nada se cria, tudo se copia […]” e quando alguém copia uma ferramenta e faz outra ainda melhor; é aí que a coisa fica ainda mais intrigante — ou interessante, depende do “POV!”. Nessa disputa por recursos e funcionalidades de IAs, quem sai “ganhando” é a geração Z.
Em futuras atualizações do Gemini (a IA do Google), a empresa quer tornar possível realizar chamadas e enviar mensagens sem precisar desbloquear o seu aparelho. Quem flagrou o recurso que ainda está em fase de experimento foi o portal 9to5Google. De acordo com a fonte, a empresa quer tornar a sua inteligência artificial, Gemini, uma assistente pronta para atender às principais necessidades do usuário — como realizar chamadas, enviar SMS etc.
Uma captura de tela divulgada pelo portal, mostra as funções de fazer chamadas e enviar mensagens com a tela bloqueada no aplicativo do Gemini para dispositivos móveis. O recurso poderá ser ativado e desativado sempre que o usuário desejar e tudo poderá ser realizado através de comandos de voz. Atualmente, nenhuma assistente virtual é capaz de fazer chamadas para um contato com o aparelho bloqueado.
No iPhone, por exemplo, se você pedir para a Siri ligar para um contato da sua agenda, ela vai dizer que você precisará desbloquear o seu aparelho para realizar uma chamada usando o comando. O Google pretende mudar este cenário — permitindo que mesmo que o seu aparelho esteja bloqueado, seja possível realizar chamadas e enviar mensagens para seus contatos. Não se sabe, porém, se para isso, o Gemini irá reconhecer a voz do dono do aparelho antes de obedecer os seus comandos.
O recurso, se lançado, deverá agradar boa parte do público que possivelmente faria uso do recurso, já que ele logo dispensaria o trabalho de inserir a senha do aparelho — ou, em outros casos, quando o reconhecimento facial falhar. Além disso, é importante destacar que a IA do Google será capaz de realizar chamadas mesmo que você esteja fora do alcance do aparelho — o que faz do recurso ainda mais útil para casos de acidentes ou situações de perigo.
Uma IA ainda mais inteligente
O Google tem trabalhado para atualizar o Gemini e incluí-lo em seus produtos. A empresa está trabalhando em um recurso que permitirá aos usuários conversar com a IA sobre arquivos, gravações e imagens. Isso significa que, em futuras atualizações, você poderá pedir a Gemini para encontrar uma determinada foto ou documento em seu dispositivo que você não consegue localizar.
Recentemente, o Google lançou o Gemini para usuários de iPhone. A ferramenta suporta extensões para recomendar conteúdo no YouTube, Maps, Google Voos e mais. Além disso, a IA do gigante das buscas permite conversação com a sua ferramenta em tempo real direto no aplicativo. Vale reforçar que todos os recursos já mencionados estão em fase de experimento; sendo assim, resta aguardar para conferir as novidades.
Com informações: Mashable e 9to5Google