O tradutor de idiomas do WhatsApp deve funcionar de forma semelhante ao Google Tradutor, permitindo ao usuário baixar pacotes de idiomas.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, oferece uma experiência prática e repleta de recursos para facilitar a comunicação, mesmo entre pessoas de diferentes países. No entanto, até agora, o app não possui uma solução integrada para superar barreiras linguísticas. Isso, porém, pode mudar em breve.

Atualmente, quando um usuário conversa com alguém em outro idioma, é comum recorrer ao Google Tradutor em tela dividida ou usar o recurso “Círculo para Pesquisar” para traduzir mensagens. No entanto, essa necessidade pode estar com os dias contados.

No início do ano passado, o WhatsApp foi flagrado testando um sistema de tradução. Na época, acreditava-se que o aplicativo usaria a tecnologia Live Translate, do Google — para processar as traduções diretamente no dispositivo, após um download único do pacote de idiomas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Agora, o site WABetaInfo conhecido por divulgar recursos ainda em desenvolvimento do WhatsApp, detectou o retorno dessa funcionalidade na versão beta mais recente do aplicativo (2.24.25.30), disponível na Play Store. Isso indica que o WhatsApp continua interessado em desenvolver uma solução nativa de tradução para o aplicativo.

Detecção automática de idioma

Uma das principais novidades é um sistema de detecção automática de idioma, que reduzirá a necessidade de interação do usuário, tornando a experiência ainda mais intuitiva. Essa abordagem evitará que os usuários precisem identificar manualmente o idioma original das mensagens — um recurso semelhante ao já disponível no Google Tradutor.

whatsapp-pode-ganhar-tradutor-proprio-nativo-no-aplicativo-wa

Além disso, o WhatsApp parece estar adotando um sistema de download único de pacote de idiomas, que ocupará cerca de 24 MB no dispositivo. Esse detalhe é interessante porque eliminaria a dependência do serviço Live Translate do Google, permitindo traduções offline mesmo quando o usuário estiver sem conexão à internet. O pacote de idiomas, contudo, poderá ser removido a qualquer momento para liberar espaço no dispositivo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar das novidades, o WhatsApp ainda não anunciou oficialmente se está trabalhando com algum parceiro para implementar o recurso. O desenvolvimento vem ocorrendo há quase um ano, mas não há previsão para que a funcionalidade seja lançada na versão estável do aplicativo.