A plataforma disse que vai enviar notificações aos pais responsáveis sobre a importância de informar a data de nascimento correta na conta.
A Meta anunciou nesta segunda-feira (21), que vai usar a inteligência artificial no Instagram para detectar usuários adolescentes que mentem sobre a idade para burlar as medidas de proteção da plataforma. Quando uma conta é considerada suspeita de pertencer a um menor, o Instagram passa automaticamente a tratá-la como uma “Conta de Adolescente”, mesmo que o perfil afirme ser de um adulto.
- Fique por dentro:
- Instagram testa postagens “trancadas” para aumentar o engajamento
- Como mandar foto para ver só uma vez no Instagram
As Contas de Adolescentes foi implementada no ano passado e oferece uma experiência mais segura, com restrições automáticas sobre quem pode entrar em contato com o usuário e quais tipos de conteúdo podem ser exibidos. Para adolescentes com menos de 16 anos, qualquer alteração nessas configurações exige autorização dos pais.

Embora o Instagram já utilize IA para estimar a idade dos usuários há algum tempo, a plataforma agora confirma que esse recurso está sendo empregado especificamente para garantir que adolescentes utilizem perfis apropriados.
A Meta disse que vai aprimorar a precisão de sua tecnologia para garantir que adolescentes sejam corretamente incluídos nas Contas de Adolescentes. Ainda assim, caso ocorra algum erro, os usuários terão a opção de ajustar suas configurações.
“O mundo digital continua a evoluir e nós temos que evoluir junto com ele. Por isso, é importante trabalharmos em conjunto com os pais para garantir que o maior número possível de adolescentes tenha as configurações de proteção que acompanham as Contas de Adolescente“, escreveu a empresa em seu blog.
A companhia afirmou que vai enviar notificações para os pais responsáveis, oferecendo orientações sobre como conversar com os filhos sobre a importância de informar a idade real ao criar uma conta no Instagram. Segundo a Meta, um dos passos mais eficazes para manter os adolescentes seguros é assegurar que a data de nascimento informada esteja correta.
O anúncio surge duas semanas após a Meta expandir as Contas de Adolescentes para o Facebook e o Messenger. Até o momento, a empresa já registrou cerca de 54 milhões de jovens nessas contas protegidas em todo o mundo, sendo que 97% dos adolescentes entre 13 e 15 anos continuam utilizando esse tipo de perfil.