O objetivo visa dificultar o acesso ao aparelho por ferramentas de terceiros, além de garantir a proteção dos dados do dispositivo.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Google começou a implementar um novo recurso de segurança no Android: agora, se um celular ficar bloqueado por três dias consecutivos, ele será reiniciado automaticamente. A novidade chegou por meio de uma atualização do Google Play Services — componente essencial do sistema que fornece suporte tanto para o Android quanto para aplicativos.

O recurso aparece na seção “Segurança e Privacidade” e, segundo a descrição, reinicia o aparelho automaticamente após três dias seguidos de bloqueio. A ideia, é reforçar a proteção de dados contra tentativas de acesso não autorizado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Apple já havia adotado medidas semelhantes no iOS no ano passado. Tanto no Android quanto no iPhone, esse tipo de recurso tem como objetivo dificultar o trabalho de ferramentas forenses usadas por autoridades para extrair dados de dispositivos móveis.

Android agora reinicia automaticamente após 3 dias bloqueado

O funcionamento se baseia em dois estados de segurança do smartphone: “antes do primeiro desbloqueio” e “após o primeiro desbloqueio”. Enquanto o celular não é desbloqueado após ser ligado, os dados permanecem totalmente criptografados e são praticamente inacessíveis. No entanto, uma vez desbloqueado, parte das informações se tornam mais vulneráveis a ataques de força bruta ou exploração de falhas de segurança.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A reinicialização automática força o retorno ao estado mais seguro (antes do primeiro desbloqueio) — protegendo os dados de forma mais eficaz contra tentativas de invasão. Até o momento, o Google não comentou oficialmente sobre os detalhes ou a motivação dessa mudança.