A empresa alerta os usuários para protegerem as suas contas e dispositivos antes de serem comprometidos; saiba mais.
A Apple está enviando alertas de spyware para usuários de iPhone em 98 países. Nesta quarta-feira (10), vários usuários de iOS relataram ter recebido o alerta através do aplicativo Mensagens do iPhone e postado as capturas de tela nas redes sociais.
“A Apple detectou que você está sendo alvo de um ataque de spyware mercenário que está tentando comprometer remotamente o iPhone associado ao seu ID Apple. Este ataque provavelmente está mirando você especificamente por causa de quem você é ou o que você faz. Embora nunca seja possível obter certeza absoluta ao detectar tais ataques, a Apple tem alta confiança neste aviso – por favor, leve-o a sério”, diz a notificação da Apple.
Apple emite alerta de spyware para vários usuários de iPhone
A Apple destaca na notificação que os usuários de iPhone que receberam o aviso provavelmente estão sendo alvos devido a quem são ou ao seu comportamento online. Ao que tudo indica, o alvo mira jornalistas e personalidades específicas que trabalham na produção de notícias para mídia social.
O aviso da Apple não fornece detalhes específicos sobre a ameaça. O aviso tem como objetivo alertar os usuários para que eles tomem medidas proativas para proteger suas contas e dispositivos antes que eles sejam realmente comprometidos.
Em abril, a Apple enviou uma notificação semelhante para alguns usuários de iPhone. Na época, pesquisadores de segurança cibernética relataram que o aviso da Apple estava relacionado a um conjunto de ferramentas de spyware de vigilância conhecido como “LightSpy”.
O que é spyware
Spyware é um tipo de software malicioso que é instalado em um dispositivo (como um computador, smartphone ou tablet) sem o conhecimento ou consentimento do usuário. Um spyware bem desenvolvido pode: coletar dados pessoais, rastrear a sua atividade na internet, roubar informações de acesso, afetar o desempenho do sistema, dificultar a sua detecção, e outras ações.
Em sua notificação, a Apple diz que vem enviando esses tipos de avisos aos usuários afetados desde 2021. A notificação vem endereçada do seguinte email: threat-notifications@apple.com.