Apesar da mudança, alguns tipos de informações continuarão protegidos por criptografia de ponta a ponta para todos os usuários no país.
A Apple anunciou que não pode mais oferecer o recurso de Proteção Avançada de Dados (ADP) para usuários do Reino Unido, uma funcionalidade que permitia a criptografia de ponta a ponta dos dados armazenados no iCloud. Segundo um porta-voz da empresa, a restrição impede que novos usuários habilitem o recurso e, eventualmente, obrigará aqueles que já o utilizam a desativá-lo.
Em um comunicado, a Apple expressou sua frustração com a decisão, argumentando que a necessidade de reforçar a segurança dos dados é mais crítica do que nunca, dado o aumento de ameaças digitais e violações de privacidade.
A mudança ocorre após o governo britânico supostamente exigir que a Apple criasse um meio de acesso aos dados armazenados na nuvem, mesmo quando protegidos por criptografia de ponta a ponta. A medida gerou preocupação entre especialistas em segurança digital, que temem que tal decisão possa servir de precedente para outras nações imporem restrições semelhantes.

Até então, a Apple oferecia a opção de criptografar totalmente os backups do iCloud, impedindo que qualquer entidade externa, incluindo a própria Apple, tivesse acesso aos dados armazenados. No entanto, a empresa ainda não detalhou como o processo de desativação do ADP será conduzido para quem já ativou o recurso antes da restrição.
Apple remove criptografia do iCloud para usuários do Reino Unido
Apesar da mudança, alguns tipos de informações continuarão protegidos por criptografia de ponta a ponta para todos os usuários, incluindo dados de saúde, mensagens armazenadas no iCloud e informações de pagamento. No entanto, usuários britânicos perderão a opção de aplicar essa proteção a outros tipos de dados, como fotos, notas, e-mails do iCloud e contatos.
A Apple garantiu que os serviços de comunicação criptografados, como FaceTime e iMessage, não serão afetados. A empresa reiterou seu compromisso com a segurança e privacidade dos usuários e reafirmou que nunca criou e nem criará acessos secretos para governos ou terceiros.
A desativação da Proteção Avançada de Dados do iCloud para novos usuários do Reino Unido já entrou em vigor, e a Apple promete fornecer mais detalhes em breve para aqueles que já utilizam o recurso. Especialistas em segurança recomendam que usuários fora do Reino Unido ativem a Proteção Avançada de Dados do iCloud o mais rápido possível, reforçando a proteção de seus dados e dificultando futuras restrições semelhantes.
O que é Proteção Avançada de Dados do iCloud
De acordo com a página Legal da Apple, a Proteção Avançada de Dados para o iCloud é um ajuste opcional que oferece o nível mais alto de segurança de dados na nuvem da Apple, com criptografia de ponta a ponta para a maioria dos seus dados no iCloud. Embora o iCloud já proteja categorias de dados confidenciais com criptografia de ponta a ponta, incluindo senhas, Chaves do iCloud e dados de Saúde, a Proteção Avançada de Dados expande as categorias dos dados protegidos por criptografia de ponta a ponta ao incluir categorias adicionais, como Backup do iCloud, Notas, Fotos e outras.
Quando a Proteção Avançada de Dados está ativada, a Apple não tem as chaves de criptografia necessárias para ajudar você a recuperar os dados criptografados de ponta a ponta. Se eventualmente você perder o acesso à conta, será necessário usar um dos métodos de recuperação de conta (código ou senha do seu dispositivo, contato de recuperação ou chave reserva, que não são conhecidos pela Apple), para recuperar os seus dados do iCloud.
Como ativar a Proteção Avançada de Dados do iCloud
No seu iPhone ou iPad:
1. Acesse o app Ajustes.
2. Toque em seu nome, depois em iCloud.
3. Role para baixo e toque em Proteção Avançada de Dados.
4. Toque em “Ativar a Proteção Avançada de Dados”.
5. Siga as instruções na tela para configurar o método de recuperação e gerar as chaves de criptografia.
Quando você ativa a Proteção Avançada de Dados, o acesso aos seus dados do iCloud na web, é desativado para garantir que os dados fiquem disponíveis somente nos dispositivos confiáveis. Se você ativar o acesso à web novamente, poderá usar um dos dispositivos confiáveis para aprovar o acesso temporário aos dados na web.
Com informações: TechCrunch