A ação aconteceu neste sábado (28), em todo território europeu. A empresa deverá adotar o padrão USB-C em todos os seus dispositivos.
A Apple retirou o iPhone 14 e o iPhone SE de suas lojas do espaço econômico europeu. A ação teve início neste sábado (28), para atender às novas regras da União Europeia, que obriga que dispositivos eletrônicos, smartphones e tablets usem porta USB-C. Como resultado, a Apple removeu todos os seus dispositivos baseados em lightning das Apple Stores. Dispositivos da Apple com portas lightning que ainda estavam sendo vendidos pela empresa, como o iPhone 14, iPhone 14 Plus e iPhone SE, foram totalmente removidos da Apple Store já na sexta-feira, conforme relatado pelo MacRumors.
Os dispositivos com entrada de carregamento lightning não estão mais disponíveis na Apple Store online em países como Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia e Suíça. O The Verge também confirmou a remoção desses dispositivos das Apple Stores da UE da Apple. Como a lei abrange apenas países da UE, a Apple ainda pode vender produtos Lightning nos EUA e em outros lugares, como Brasil.
O projeto que pede o padrão de carregamento USB-C na UE foi aprovado em 2022 e forçou as empresas a migrarem para o padrão até o final de 2024. No ano seguinte, a Apple confirmou que o iPhone 15 seria o primeiro dispositivo da Apple a abandonar a porta lightning da empresa e adotar o padrão USB-C. Em setembro de 2024, a Apple substituiu oficialmente todos os produtos que usavam a porta lightning por uma versão USB-C.
Enquanto o iPhone 14 e variantes receberam atualizações de porta com o lançamento do iPhone 15 — o iPhone SE não recebeu atualização desde 2022. Sendo assim, residentes da UE que queiram adquirir um iPhone SE, terão que aguardar o lançamento dos novos modelos com entrada USB-C. A Apple deve lançar o novo iPhone SE em março do ano que vem com porta USB-C.
Me empresta o seu carregador
Já faz um tempo que a União Europeia vem adotando a porta de conexão USB-C como modelo padrão para dispositivos eletrônicos vendidos no espaço europeu. Na Suíça, raramente você vai encontrar algum dispositivo recarregável que não tenha ao menos uma porta USB-C, padrão. Aliás, aqui em casa todos os meus dispositivos eletrônicos possuem entrada USB-C (todos).
A nova medida pode resolver um dos maiores problemas de incompatibilidade com o padrão de carregamento lightning do iPhone e modelos de carregadores alternativos. Além disso, o objetivo é dar aos consumidores a liberdade de comprarem carregadores de outras fabricantes e não se limitarem apenas ao universo Apple. Não se sabe, contudo, se a gigante do iPhone irá retirar o iPhone 14 com suas variantes e o iPhone SE da Apple Store do Brasil.