A empresa disse que poderá usar dados de dispositivos que estejam com a função de compartilhamento de análise ativada; saiba como desativar.
A Apple divulgou recentemente detalhes sobre seus esforços para melhorar seus modelos de IA sem comprometer a privacidade do usuário. A estratégia envolve o uso de dados sintéticos aliados a uma técnica conhecida como “privacidade diferencial”.
A ideia central, segundo a empresa, é utilizar informações geradas artificialmente, que simulam o formato e as características essenciais dos dados reais, para então comparar esses padrões com dados existentes nos dispositivos dos usuários. Isso ocorre apenas se a pessoa tiver autorizado o envio de dados de análise do dispositivo à Apple — função que pode ser desativada pelo próprio usuário no aparelho.
“Dados sintéticos são criados para imitar o formato e as propriedades importantes dos dados do usuário, mas não contêm nenhum conteúdo real gerado pelo usuário. Para selecionar um conjunto representativo de e-mails sintéticos, começamos criando um grande conjunto de mensagens sintéticas sobre uma variedade de tópicos […] Em seguida, derivamos uma representação, chamada de incorporação, de cada mensagem sintética que captura algumas das principais dimensões da mensagem, como idioma, tópico e tamanho”, escreveu a empresa em seu blog oficial.
A empresa explicou que essas representações são então distribuídas para um número limitado de dispositivos com a funcionalidade de análise ativada. Os aparelhos comparam essas informações com seus próprios dados e indicam quais vetores são mais relevantes, ajudando assim a Apple a ajustar seus modelos.
A companhia revelou que essa metodologia está sendo aplicada no treinamento do Genmoji e, futuramente, será estendida a recursos como o Image Playground, o Image Wand, ferramentas de criação de memórias e funções de inteligência visual. Além disso, a abordagem também será usada para aprimorar os resumos de email.
Como impedir que a Apple use meus dados para treinar IA
Se você não deseja compartilhar dados analíticos do seu aparelho com a Apple para fins de treinamento de IA, siga os seguintes passos e desative a função no seu dispositivo.
1. Acesse os Ajustes do iPhone.
2. Role um pouco e toque em “Privacidade e Segurança”.
3. Desça um pouco e toque em “Análise e Melhorias”.
4. Desative a função “Compartilhar Análise”.

Com informações: TechCrunch