O Saros Z70 da Roborock é o primeiro robô aspirador capaz de coletar objetos como meias ou sandálias graças ao seu braço mecânico.
Durante a CES 2025, um robô aspirador atraiu a atenção dos consumidores. No evento voltado a tecnologia e inovação, a empresa Roborock, lançou o primeiro aspirador robótico capaz de pegar objetos perdidos pela casa e colocá-los nos seus devidos lugares. Um par de meias perdidas pela casa pode ser facilmente pego (e não sugado) graças ao seu braço mecânico capaz de suportar até 300g.
O modelo apresentado na CES desse ano foi o Saros Z70 que possui um braço embutido que surge sempre que um objeto é identificado. Modelos que não possuem esse recurso, apenas ignoram obstáculos pela casa. O Roborock Saros Z70 além de possuir sensores de aproximação, ele é capaz de reconhecer objetos não aspiráveis que em vez de serem ignorados, serão coletados.

O braço de cinco eixos do Saros Z70 será inicialmente limitado a meias, toalhas, panos pequenos, papel, guardanapos e sandálias — mas a empresa planeja adicionar mais itens ao longo do tempo. O Roborock Saros Z70 limpa os pisos e identifica objetos que ele pode levantar em uma primeira passagem. Em seguida, o robô retorna para pegar os itens identificados, guardá-los e limpar as áreas esquecidas.
Um robô para arrumar sua bagunça
O novo Roborock Saros Z70 chega para resolver um problema que muitos usuários domésticos enfrentam: pegar cada meia ou brinquedo pequeno do chão antes de ligar o aspirador. Quem possui um robô aspirador precisa remover todos os obstáculos do chão para que o robô não fique enganchado durante a limpeza. Além disso, uma das queixas mais comuns dos usuários domésticos, é chegar do trabalho e perceber que o robô ficou preso a um obstáculo durante a limpeza.
O Saros Z70 chega para resolver esse problema: obstáculos perdidos pela casa serão pegos pelo braço mecânico e transportados para outra parte evitando interrupções durante a limpeza. O Saros Z70 tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2025.