A nova ferramenta usa IA para avisar o usuário sobre sites perigosos e downloads prejudiciais durante a navegação; saiba mais.
O Google Chrome recebeu uma atualização nesta terça-feira (15/10), trazendo proteção reforçada para o navegador. A atualização, já pode ser baixada através das configurações do browser para sistemas Android, Windows e macOS.
A nova proteção em tempo real do Google Chrome traz proteção avançada contra phishing e malwares. O novo mecanismo de defesa do browser age em tempo real, informando o usuário sobre sites perigosos e downloads prejudiciais.
De acordo com o Google, a proteção avançada do Chrome agora conta com tecnologia IA oferecendo um nível de segurança ainda maior contra extensões, sites e arquivos possivelmente perigosos.
É a primeira vez que o navegador do gigante das buscas adota uma ferramenta avançada de proteção contra malwares guiada por IA. Com a ferramenta, o Chrome entra na lista de navegadores seguros com recursos de proteção avançada contra pragas digitais.
Como ativar a proteção reforçada do Chrome
Antes de ativar o recurso, é preciso estar com o Chrome atualizado na máquina. Para isso, basta tocar nos três pontinhos na barra superior do Chrome > Ajuda > Sobre o Google Chrome e baixar a atualização. Para ativar a proteção reforçada no Chrome vá em: Configurações > Privacidade e segurança > Segurança e ative a Proteção reforçada. Após isso, o navegador agirá em tempo real monitorando sites e downloads a procura de phishing e malwares durante a navegação.
Além da novidade, o Google repaginou a seção de Confirmação de segurança do Chrome que agora separa em formato de blocos, informações sobre segurança de senha, atualização e modo de navegação segura. O sinal verde, vai indicar se tudo está bem no navegador.
Outra novidade lançada juntamente com a atualização é a sincronização de senhas entre dispositivos Android e computadores. Para isso, o Chrome deve estar rodando a versão mais recente tanto na versão móvel quanto web do serviço. A versão que traz todas as novidades é a compilação 130.0 do Google Chrome.