A dificuldade para acessar iPhones usando ferramentas de quebra de senhas estaria no código secreto que a Apple adicionou ao iOS 18.
Um novo código secreto implementado no iOS 18 está dificultando o processo de desbloqueio legal de iPhones. De acordo com a reportagem do portal 404 Media, agentes da lei estão enfrentando dificuldades na hora de acessar dispositivos da maçã que baixaram a última versão do SO da Apple.
Segundo o portal, a polícia estaria alertando umas às outras que os telefones recolhidos para análise forense estariam reinicializando sozinhos após algumas tentativas de desbloqueio por inatividade do aparelho. A cada reinicialização, o processo de desbloqueio do dispositivo torna-se ainda mais difícil, segundo especialistas.
Barreira reforçada contra acessos de terceiros
A reinicialização parece ser algo intencional desenvolvido pela própria Apple para garantir a segurança do iPhone. Uma vez que o aparelho reinicia, a tentativa de acesso ao dispositivo usando ferramentas de quebra de senha se torna ainda mais difícil. A dificuldade para acessar iPhones usando ferramentas de quebra de senhas estaria no código secreto que a Apple adicionou intencionalmente ao iOS 18.1.
“A Apple realmente adicionou um recurso chamado ‘reinicialização por inatividade’ no iOS 18.1”, disse Jiska Classen, líder de grupo de pesquisa no Instituto Hasso Plattner. De acordo com Chris Wade, fundador da empresa de análise móvel Corellium, os iPhones parecem reiniciar após o quarto dia estando bloqueado.
Matthew Green, criptógrafo e professor assistente na Universidade Johns Hopkins, descreveu isso como “uma grande melhoria em termos de segurança” que “provavelmente não incomoda ninguém” — embora a polícia possa discordar, conclui. Este, contudo, não é o único recurso que dificulta ou até mesmo impossibilita o acesso de terceiros ao iPhone. De fato, o iOS 18 trouxe robustas ferramentas de segurança contra roubos e invasões, o que torna o sistema iOS o mais seguro do mercado.
Com informações: TechCrunch e 404 Media