O novo modelo de layout do app Fotos do iPhone deixou muita gente perdida na hora de encontrar suas fotos e vídeos pessoais. Leia sobre.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Você curtiu o novo layout da galeria de fotos do iPhone depois da atualização do iOS 18? Se quer saber a minha opinião, eu achei horrível a nova “organização” que o novo sistema do iPhone entregou para mim. 

Na verdade, eu confesso que ainda usaria o iOS 17 por mais 5 anos, sem nenhuma dificuldade (de bobs). Apesar do novo SO da empresa ter ganhado alguns destaques, consideráveis — ainda assim, eu seguiria firme contribuindo com os dízimos e ofertas para sustento do adorável iOS 17.

Organização desorganizada

A Apple quis enfeitar a galeria de fotos do iPhone no iOS 18. Mas o que sei (e pode apostar que eu não estou sozinho nessa) é que o novo modelo de layout da galeria de fotos do iPhone me deixou perdido por alguns dias até “entender” como a empresa organizou minhas coisas por lá. Ah, nem preciso falar sobre o modelo de pré-visualização de fotos e vídeos que mais se parecem com os stories do Instagram (sim, às vezes, é preciso dar um toque no botão de volume para o som se reproduzir) do que uma galeria.

Onde foram parar meus arquivos favoritos?

Por algum instante eu pensei que minhas fotos e vídeos marcados como “favoritos” tivessem sumido, apagados (vai saber) ou transferidos para algum lugar secreto da galeria de fotos do meu iPhone. Eu estava certo! A Apple transferiu todo o meu conteúdo favorito para uma seção dedicada da galeria de fotos do aparelho. Pov: ah, mas o que importa é que está tudo lá! Verdade, só que tudo por lá está fora do lugar de como deixei no iOS 17.

Muita coisa sobre a mesma coisa

Eu possuo algumas milhares de fotos no meu iPhone. No iOS 17, eu sabia exatamente onde encontrar cada foto e vídeo que registrei. Só que depois da atualização do iOS 18, eu vi que a Apple criou muitas pastas do mesmo conteúdo no meu dispositivo. No novo layout lançado pela empresa, você tem a opção de ver todas as mídias ou vê-las através de pastas que podem ser ativadas ou desativadas sempre que você desejar. Ao desativar uma pasta de fotos da galeria, tudo será ocultado — como se todo o seu conteúdo tivesse sido removido do seu aparelho.

Uma pasta para “Pessoas”

Eu não tenho fotos de dinossauros, alienígenas ou do pé grande na minha galeria de fotos. Quando acesso minha galeria eu vejo “pessoas” — com ressalvas de fotos de objetos que todo mundo tem. As mídias que recebo via WhatsApp, por exemplo, costumavam ir para a galeria principal onde ficavam todos os arquivos pessoais. Agora, ao baixar uma mídia do WhatsApp, ela irá para uma pasta dedicada, me deixando meio que “perdido” na hora de achar a mídia que salvei.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Felizmente, é possível personalizar a galeria de fotos ocultando aquela quantidade desnecessária de pastas de mesmas coisas criadas automaticamente pelo sistema. Se você, assim como eu, não curtiu o novo modelo de apresentação de fotos do novo iOS 18, basta acessar a galeria de fotos do iPhone, rolar até o final da página e personalizar como desejar. Mas se você ver que algum arquivo, de repente, “desapareceu” da sua galeria, basta desfazer o processo e se contentar com as pastas criadas pelo sistema.

Siga o Mídia Segura no Instagram e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo da tecnologia antes de todo mundo!