Boatos que circulam na rede, dizem que o aplicativo de mensagens instantâneas da Meta vai dedurar quem tirar print de conversa do app.
O WhatsApp não está trabalhando na função que avisará quando alguém tirar print de conversa do mensageiro. Boatos afirmando sobre essa funcionalidade estão circulando na rede há pelo menos um mês. O boato, na verdade, é antigo — houve outras ocasiões em que perfis divulgaram a falsa notícia de que o WhatsApp ia dedurar quem fizesse print de conversa do mensageiro.
- Veja também:
- WhatsApp agora permite fazer ligações sem salvar na agenda
- WhatsApp testa novo modelo para status; veja como vai ficar
O blog apurou sobre o tema e encontrou um post de um perfil de notícias sobre política com quase 17 mil seguidores em uma rede social da Meta. Até a publicação dessa matéria, o post continha mais de 17 mil likes e quase 75 mil compartilhamentos — que são a quantidade de vezes em que o post foi enviado para outros contatos via direct e link copiado para compartilhar em outras plataformas.
Na legenda, o post dizia: “o WhatsApp deve lançar nos próximos dias uma nova funcionalidade que promete gerar polêmicas entre os usuários. Segundo informações, o aplicativo de mensagens da Meta irá exibir um terceiro tique azul no canto inferior da tela para indicar quando alguém tirar um print da conversa”, prosseguiu.
Um terceiro visto azul
De acordo com a falsa publicação, o WhatsApp vai adicionar um terceiro visto azul, para avisar quando o usuário fizesse print de conversa no mensageiro. Vale reforçar que, atualmente, o WhatsApp possui apenas duas modalidades de vistos, que no aplicativo são chamados de “Confirmações de leitura”: dois vistos na cor cinza, que informa que a mensagem foi recebida, e dois vistos na cor azul — que avisa quando a mensagem foi visualizada.
De acordo com o boato, o terceiro visto azul seria para avisar quando uma captura de tela fosse realizada através de uma conversa no aplicativo. Ao site Metrópoles, quando questionado sobre o assunto e se a empresa pretende lançar esse recurso em atualizações futuras do mensageiro, a empresa disse ao portal que “não comenta rumores”.
Nas redes sociais, usuários do mensageiro da Meta se mostraram preocupados com o suposto desenvolvimento do recurso que poderia causar danos para os usuários, segundo eles. Portais especializados em encontrar e divulgar recursos ainda em desenvolvimento do WhatsApp nunca divulgaram nada a respeito do recurso — o que indica que se trata de um falso boato.
Vale lembrar que boatos desse tipo já circularam outras vezes na rede, só que dessa vez, envolvendo o Instagram. O boato dizia que a rede social estava avisando quem visitou seu perfil na rede social. Na época, o Instagram desmentiu o boato informando que não é possível saber quem visitou seu perfil no Instagram. No WhatsApp, a única exceção sobre screenshot fica apenas para a foto de perfil — que agora, o app não permite mais tirar print de imagem de perfil de contatos do mensageiro.