Em sua caixa de perguntas do Instagram, Adam Mosseri, que comanda a rede social, disse que em breve vai ser possível usar PiP no Instagram.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Instagram pode finalmente lançar um dos recursos mais aguardados da plataforma. Em resposta a uma pergunta de um usuário que quis saber se o Instagram planeja implementar o modo Picture-in-Picture na plataforma, assim como fez o TikTok e YouTube, Adam Mosseri, que comanda o Instagram, respondeu ao usuário dizendo que “nós realmente deveríamos construir um recurso pequeno, mas importante, que concorrentes como TikTok e YouTube oferecem: Picture-in-Picture (PiP)”. Mosseri concluiu dizendo que “talvez você consiga fazer multitarefas enquanto assiste reels, em breve”.

Além da novidade, o Instagram está trabalhando em seu recurso de buscas para ser lançado ainda esse ano — incluindo a capacidade de pesquisar conteúdo na barra de buscas. O recurso funcionaria de forma parecida com o YouTube que permite aos usuários buscarem vídeos específicos pesquisando por temas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Atualmente, o campo de buscas do Instagram só permite buscar por nomes, nomes de usuário, hashtags e outros. Em planos futuros, poderá ser possível pesquisar por vídeos baseados em títulos.

Instagram pode ganhar modo PiP

O modo Picture-in-Picture (PiP) é um recurso que permite a exibição de um vídeo em uma pequena janela flutuante enquanto o usuário utiliza outros aplicativos ou navega em outras páginas. Essa janela pode ser movida e redimensionada conforme a necessidade do usuário, permitindo que ele continue assistindo ao vídeo sem precisar ficar dentro do app.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Aqui no blog, já falamos sobre o modo PiP no WhatsApp, que permite continuar assistindo a um vídeo sem precisar ficar dentro do aplicativo. O recurso ainda está em fase beta, e em nossos testes, a experiência de continuar assistindo a um vídeo enquanto checava outras redes sociais, foi bastante intuitiva. No YouTube, por enquanto, apenas usuários premium é que podem usufruir dessa modalidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mosseri não disse quando o recurso será lançado no Instagram. Mas como o modo PiP é um recurso que permite ao usuário “sair do aplicativo” — o recurso poderá ser uma pauta repensada antes de ser lançada oficialmente — já que a ideia aqui é manter o usuário dentro da plataforma e não fora dela. Por outro lado, o recurso pode ser bastante útil para quem precisa checar emails e outras notificações sem precisar interromper a reprodução do vídeo.