O novo modelo de anúncios adotado pelo Instagram obriga o usuário assistir a publicidade antes de passar para o próximo conteúdo.
O Instagram está experimentando um novo formato de anúncios não puláveis, que impede os usuários de ignorar a exibição completa da publicidade antes de avançar para o próximo conteúdo. O modelo está sendo implementado tanto nos Stories quanto no Feed, promovendo uma mudança diferente ao interagir com conteúdo patrocinado da plataforma.
- Veja também:
- Instagram vai permitir resetar o seu feed do zero; saiba mais
- Instagram vai parar de atualizar o feed quando você sair do app
Assim como o modelo adotado pelo YouTube para anúncios curtos, o Instagram agora força a visualização de anúncios entre Stories e postagens do Feed. No YouTube, anúncios de maior duração também passaram a esconder o botão “Pular”, aumentando a obrigatoriedade de assistir ao conteúdo publicitário.
Instagram testa novo modelo de anúncios
Nos Stories, os anúncios exibidos entre um perfil e outro só podem ser ignorados após a visualização completa de 6 segundos. Qualquer tentativa de avançar é bloqueada, e um contador de tempo aparece na tela, indicando o tempo restante para o término do anúncio.
A mudança, embora possa gerar frustração em usuários que consideram alguns modelos de anúncios irrelevantes, beneficia contas e marcas que investem na promoção de seus conteúdos. O modelo garante que os anúncios tenham maior alcance e visibilidade, já que todos os usuários precisam assistir ao menos parte da exibição.
O novo formato de anúncios, por enquanto, só foi liberado para contas selecionadas como parte do teste. Contudo, a expectativa é que a novidade seja liberada de maneira gradual em atualizações futuras do aplicativo. A estratégia pode influenciar tanto a experiência do usuário quanto o alcance das campanhas publicitárias na plataforma. Resta saber, contudo, como a novidade será recebida pelo público geral.