A novidade está sendo testada em uma das contas de testes da Meta no Instagram. O recurso ainda não possui previsão de lançamento; saiba mais.
O Instagram está experimentando uma nova forma de impulsionar o engajamento com os seguidores: postagens bloqueáveis que só podem ser visualizadas ao inserir um código secreto.
- Fique por dentro:
- Instagram agora permite acelerar a reprodução de reels
- Instagram pode ganhar modo PiP para assistir reels fora do app
Como mostrado em um exemplo recente no perfil de design do Instagram, o recurso convida os usuários a “inserir o código secreto” para desbloquear o conteúdo da postagem. A proposta é permitir que criadores e marcas compartilhem conteúdos exclusivos com segmentos específicos do público.

A funcionalidade pode abrir possibilidades interessantes: por exemplo, recompensar superfãs que obtiveram um código especial, oferecer descontos exclusivos para clientes recorrentes ou divulgar informações segmentadas por região — tudo isso fora do alcance do público geral.
Publicações estilo Pay-per-view
Criadores de conteúdo e perfis comerciais poderão usar a novidade para gerar um senso de exclusividade e pertencimento, enquanto usuários comuns ganham uma forma de compartilhar conteúdos mais íntimos e direcionados com amigos próximos ou seguidores escolhidos. Não se sabe, contudo, se a estratégia envolve liberar conteúdo explícito que só pode ser visualizado por senha, ou se a estratégia serve apenas para promover o engajamento usando como isca a “curiosidade” do usuário.
A proposta lembra o adesivo “revelar”, lançado para o Stories no ano passado, que ocultava o conteúdo até que o usuário enviasse uma mensagem direta ao criador. No entanto, essa nova funcionalidade propõe um tipo diferente de engajamento, uma vez que o código precisa ser obtido fora da postagem, incentivando assim, interações em outros canais.
Embora ainda esteja em fase de testes e não disponível para o público em geral, a função sugere novas formas de conexão mais interativas e personalizadas dentro da plataforma. A iniciativa também parece estar sendo testada junto com outros recursos, como as Notas da Comunidade, destacadas na mesma conta.
Essa matéria poderá ser atualizada conforme novas pistas sobre o recurso surgirem.