De acordo com Adam Mosseri, vai ser possível resetar as suas preferências para o algoritmo mostrar novos conteúdos de interesse para você.
Seu feed do Instagram anda muito poluído? Já pensou em fazer uma limpa nele e recomeçar tudo de novo? Em breve, vai ser possível resetar o algoritmo para receber conteúdo do zero. O Instagram anunciou nesta terça-feira (19), que está testando uma nova funcionalidade que permite aos usuários redefinir suas recomendações de conteúdo. Ao utilizar essa opção, você reinicia o processo de personalização do algoritmo, começando do zero, para que o aplicativo aprenda novamente suas preferências nas abas Explorar, Feed e Reels.
- Veja também:
- Instagram vai parar de atualizar o feed quando você sair do app
- Instagram vai reduzir a qualidade dos vídeos menos populares
A ferramenta foi desenvolvida especialmente para quem sente que as recomendações de conteúdo já não refletem mais seus interesses. Por exemplo, se no passado você costumava curtir vídeos de receitas, mas agora não se interessa mais por esse tipo de conteúdo, ele pode continuar aparecendo com frequência em sua página de Reels e Explorar. Esse recurso é semelhante ao que o TikTok implementou no ano passado, permitindo que seus usuários redefinam a aba “para você”. Após redefinir as recomendações, o Instagram começará a personalizar o conteúdo com base nas interações que você fizer, seja com postagens ou contas.
Recomenda-se cautela
Além disso, ao redefinir as recomendações, você terá a opção de revisar sua lista de seguidores e deixar de seguir contas cujos conteúdos não correspondem mais aos seus interesses. “Quero deixar claro, que isso é algo muito importante a se fazer. Vai deixar seu Instagram muito menos interessante no começo, porque vamos tratá-lo como se não soubéssemos nada sobre seus interesses e vai levar algum tempo para aprendê-los novamente. Então, não é algo que eu recomendo fazer o tempo todo — mas se você acabar em um lugar onde realmente não se sente bem com sua experiência, isso lhe dá uma saída, disse Mosseri, chefe do Instagram. O executivo explicou que essa função foi pensada para situações em que os usuários realmente sentem que sua experiência precisa de uma renovação completa.
Apesar do Instagram permitir aos usuários marcarem publicações como não interessantes e irrelevantes, a ferramenta chega como um complemento da função para que o usuário possa personalizar seus interesses mostrados nas recomendações. Vale lembrar que o Instagram permite ocultar palavras chave para não receber conteúdos considerados irrelevantes nas recomendações. A novidade, contudo, deverá chegar em futuras atualizações da rede social.