O Edits, por enquanto, foi liberado somente para usuários de iPhone (iOS) com previsão de expansão para Android posteriormente.
A Meta anunciou o lançamento de um novo aplicativo de edição de vídeo chamado Edits, voltado para criadores de conteúdo. A novidade surge pouco depois da remoção do aplicativo CapCut das lojas App Store e Google Play Store, devido à proibição do TikTok nos Estados Unidos.
De acordo com Adam Mosseri, chefe do Instagram e do Threads, o aplicativo estará disponível inicialmente para usuários de iPhone (iOS) no próximo mês de fevereiro, com uma versão para Android planejada para uma data posterior. O objetivo é oferecer ferramentas avançadas para criadores de conteúdo em dispositivos móveis, permitindo maior personalização e controle interativo.
Entre as funcionalidades anunciadas do Edits estão:
- Ferramentas criativas: recursos avançados para edição de vídeo.
- Aba de inspiração: um espaço dedicado para ideias e referências.
- Gerenciamento de ideias: para organizar e planejar projetos.
- Câmera de alta qualidade: melhor desempenho para gravação de vídeos.
- Colaboração simplificada: opção de compartilhar rascunhos com amigos ou parceiros.
- Insights de desempenho: informações sobre o engajamento dos vídeos publicados no Instagram.
Mosseri destacou que o aplicativo é direcionado principalmente a criadores profissionais, em vez de usuários casuais. A Meta já tem histórico de ações estratégicas para preencher lacunas no mercado, como o lançamento do Reels após o banimento do TikTok na Índia em 2020, e o lançamento do Threads como concorrente da rede social X, (antigo Twitter).
A estratégia visa atrair criadores que busquem por alternativas ao CapCut depois do banimento do app no território americano. Mesmo que o aplicativo da ByteDance volte a ficar disponível nos país, a incerteza do momento abre espaço para ferramentas como o Edits. O Edits promete ser mais uma aposta da Meta para atrair criadores e consolidar sua liderança no segmento digital.

Usuários de iPhone que queiram baixar o app Edits da Meta, poderão acessar esse link direto e se inscrever na lista de espera da App Store.
Reel de 3 minutos surge após banimento do TikTok
O Instagram expandiu o limite de duração de vídeo do Reel que antes era de 60 segundos para 3 minutos. O anúncio foi feito pelo CEO da rede social e surgiu logo após o anúncio do banimento do TikTok nos EUA. O TikTok permite a publicação de vídeos de até 10 minutos, a expansão do Reels chega em momento oportuno.
Além da novidade, que ao que tudo indica foi bastante recebida pelos criadores, a rede social alterou o modelo de miniaturas de exibição de postagens adotando um modelo mais vertical. Esta última, porém, parece não ter agradado aos criadores que alegaram que suas publicações, principalmente as de foto com texto, sofreram cortes nos dizeres. Como se trata de uma mudança de interface, atualizações desse tipo costumam chegar de surpresa na plataforma.