O recurso foi flagrado no código do aplicativo e divulgado pelo desenvolvedor leaker, Alessandro Paluzzi, em uma rede social.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Instagram está trabalhando em um aplicativo separado dedicado ao Reels. Recentemente, a informação foi revelada por Adam Mosseri, chefe da plataforma, conforme divulgado pelo portal The Information. A novidade surge em meio a uma disputa cada vez mais acirrada contra os concorrentes diretos do segmento como o TikTok e o Shorts.

meta-pode-lancar-app-dedicado-ao-reels-e-despoluir-o-instagram

Os primeiros indícios de que a Meta estaria trabalhando em um app exclusivo para o Reels começaram a aparecer em linhas de códigos do aplicativo e flagrado pelo desenvolvedor leaker Alessandro Paluzzi. De acordo com Paluzzi, que divulgou uma captura de tela, é possível ver um novo menu chamado “Reels” na seção de configurações do aplicativo do Instagram. Vale anunciar que a Meta acabou de lançar nesta terça-feira (22), o app Edits, focado na edição de vídeos para celular.

Meta pode lançar app dedicado ao Reels

A estratégia pode ter como objetivo tornar o Reels mais competitivo, oferecendo uma experiência mais fluida e menos poluída por outros recursos que hoje dividem espaço no Instagram. A abundância de funcionalidades tem levado os usuários a se perderem no app sobrecarregado por tentar fazer tudo ao mesmo tempo — fotos, vídeos curtos, stories, mensagens diretas, transmissões ao vivo e até compras.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A separação também pode, de forma indireta, reaproximar o Instagram de sua essência original. Ainda que Mosseri já tenha declarado que “o Instagram não é mais uma rede social de fotos”, o possível desmembramento do Reels pode abrir espaço para que o app principal volte a priorizar o conteúdo visual estático — o tipo de conteúdo que tornou o Instagram um sucesso global em seus primeiros anos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Enquanto isso, o TikTok segue como líder absoluto no universo dos vídeos curtos, com uma base de usuários altamente engajada. Já o Shorts cresce com força por aproveitar a estrutura e o alcance já estabelecido do YouTube. Um app dedicado ao Reels pode ser a jogada da Meta para reforçar seu posicionamento nessa briga, oferecendo aos criadores de conteúdo e ao público uma plataforma mais enxuta, focada apenas em vídeos verticais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda não há previsão oficial para o lançamento do aplicativo, nem confirmação por parte da Meta. Mas, se o projeto for levado adiante, ele pode marcar uma nova fase para o Instagram e seu ecossistema de produtos — mais organizado, mais segmentado e, quem sabe, trazer a sua essência de volta.