O chefe da rede social, Adam Mosseri, disse estar ciente do problema e trabalhar com a Meta para frear as iscas de engajamento do Threads.
Uma nova modinha está tomando conta do Threads: as iscas de engajamento. A estratégia consiste em fazer um post com assuntos polêmicos a fim de gerar uma enorme discussão. Se você é usuário do Threads, provavelmente já viu alguma postagem com vários comentários por lá.
- Veja também:
- Instagram vai parar de mostrar feed de seguidos para priorizar as recomendações
- Meta derruba mais de 60 mil contas do Instagram usadas por golpistas
As iscas de engajamento é um problema que, segundo Adam Mosseri, chefe do Instagram, afeta o engajamento no algoritmo. As iscas geralmente são mostradas na aba “Para você” da rede social.
“Vimos um problema na isca de engajamento do Threads e estamos trabalhando para controlá-la”, disse Mosseri em uma publicação no Threads. Mosseri não deu detalhes sobre como pretende frear as iscas do Threads, mas deixou claro que falaria mais sobre o assunto ao longo dos dias.
O que é “isca de engajamento” no Threads
No Threads, existem duas abas de conteúdo: “Para você” e “Seguindo”. Na aba Seguindo, a rede social vai mostrar apenas publicações de contas seguidas. Já na aba Para você, o usuário verá o que está em alta na rede — isso inclui as discussões.
As iscas de engajamento consiste em criar uma publicação com objetivo de gerar discussão na rede. Você pode ver um exemplo nesse post aqui. Na publicação, quem posta cria uma história falsa, geralmente, com temas que muito provavelmente geram discussão, e publica na rede.
O Mídia Segura apurou alguns posts de usuários com poucos seguidores no Threads, alguns até mesmo com zero, e identificou algumas iscas de engajamento. Por exemplo: vimos um perfil falso de uma imagem de garota gerada por IA com o seguinte título: “você confia em usar o Telegram?”. Em nossa apuração, a thread em pouco menos de 40 minutos já tinha mais de 10 mil comentários e 1,5K likes. O falso perfil possuía apenas 5 seguidores na rede com um post bem engajado. Veja exemplos de iscas de engajamento na imagem abaixo.
Outro tipo de isca de engajamento são perguntas do tipo: “você usa WhatsApp?” Ou, “o que estão achando do iOS 18? — tais publicações possuem um único objetivo: gerar engajamento através de discussões e repostas as threads. Perfis que postam esse tipo de mensagem, geralmente, não seguem de volta nem interagem com os comentadores.
Apesar do Threads estar implementando aos poucos as hashtags mais populares, qualquer usuário com muitos ou poucos seguidores pode receber uma ajudinha do algoritmo. As iscas de engajamento, uma vez engajadas, aparecem na aba “Para você” acompanhada de uma enxurrada de comentários positivos e negativos.
Mosseri reconheceu que “nem todos os comentários são bons” no Threads. E ao que tudo indica, o problema pode estar relacionado a forma como a rede social priorizou as respostas para decidir o que mostrar para o usuário na seção.
Com informações: Engadget