A iniciativa coloca a OpenAI em rota de concorrência direta com a Meta, que supostamente pretende lançar um aplicativo com assistente de IA.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A OpenAI, dona do ChatGPT, está desenvolvendo uma rede social própria com características semelhantes ao X (antigo Twitter), conforme relataram várias fontes próximas ao projeto.

Embora ainda esteja nos estágios iniciais, ao que tudo indica, já existe um protótipo interno em teste. O modelo experimental integra um feed social com recursos de geração de imagens pelo ChatGPT. Segundo fontes, o CEO da OpenAI, Sam Altman, tem buscado opiniões externas sobre o conceito, indicando interesse em aperfeiçoar a proposta. Até o momento, não se sabe se a rede social será lançada como um aplicativo separado ou se será incorporada ao próprio ChatGPT, que recentemente se tornou o app mais baixado do mundo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Caso o projeto se concretize, isso poderá intensificar a disputa entre Altman e Elon Musk. Vale lembrar que, em fevereiro, quando Musk tentou adquirir a OpenAI por US$ 97,4 bilhões, Altman respondeu com ironia: “Não, obrigado! Mas compraremos o X por US$ 9,74 bilhões se você quiser”.

Dando um susto na Meta

A iniciativa também coloca a OpenAI em rota de concorrência direta com a Meta, que supostamente pretende lançar um aplicativo independente com assistente de IA e feed social. Quando surgiram rumores de que a Meta estaria criando uma alternativa ao ChatGPT, Altman provocou novamente em uma rede social: “Ok, talvez façamos um aplicativo social”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além de uma possível vantagem competitiva, a criação de uma rede social daria à OpenAI acesso a dados próprios e atualizados em tempo real — algo que hoje é uma vantagem do X e da Meta, cujas plataformas alimentam seus respectivos modelos de IA. A Grok, de Musk, por exemplo, já integra conteúdos do X nos resultados, e a Meta utiliza sua base de dados para treinar a Llama. Recentemente, Musk fundiu o X com a xAI, unificando suas operações.

Uma das ideias por trás do protótipo é que a inteligência artificial auxilie os usuários a criarem conteúdos mais eficazes: “A integração do Grok com o X deixou todo mundo com inveja. Principalmente como as pessoas criam tweets virais fazendo com que ele diga algo estúpido”, disse uma fonte de um laboratório de IA.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda não se sabe se esse experimento da OpenAI será lançado ao público. Mas o fato de o projeto já estar em desenvolvimento interno sinaliza a ambição da empresa de expandir seu alcance, justamente em um momento em que há grandes expectativas em torno de seu crescimento e inovação.

Com informações: The Verge