O app vem ganhando força por garantir anonimato, já que não coleta metadados e informações pessoais de usuários; saiba mais.
Nos últimos dias, grandes portais de notícias têm falado sobre um novo aplicativo de mensagens apoiado por um dos fundadores do antigo Twitter, Jack Dorsey. O SimpleX, aplicativo de mensagens criptografadas, vem ganhando atenção dos usuários por contar com robustas opções de privacidade e criptografia.
O app vem ganhando força no cenário por contar com opções de privacidade e segurança, sendo “uma alternativa segura” ao polêmico Telegram. O SimpleX garante que não coleta contatos e metadados, já que oculta informações de seus próprios usuários. “Não sabemos quantas pessoas usam nossos servidores SimpleX”, destaca o site.
Usuários do Telegram estão migrando para o SimpleX
O SimpleX conta com várias opções de anonimato e privacidade, o que faz dele o app preferido de usuários que estão na dúvida se ainda é seguro usar o Telegram, mediante as polêmicas envolvendo o aplicativo.
Vale lembrar que após a prisão de Pavel Durov, fundador do Telegram, a empresa alterou os termos de uso do mensageiro e disse que passará a colaborar com as autoridades fornecendo dados de usuários a pedido de autoridades, como endereço de IP e número de telefone. A plataforma era conhecida por não colaborar facilmente com as autoridades, já que o app permitia qualquer tipo de conteúdo ilegal sem restrição — sendo este, um dos motivos que levou o Durov a prestar esclarecimentos às autoridades francesas.
Vale ressaltar que, recentemente, o Telegram informou que todos os usuários do mensageiro agora poderão denunciar mensagens de chats privados (isso inclui grupos) para os moderadores. Este, foi um dos motivos que fez com que o app deixasse de ser considerado “seguro” para alguns usuários do aplicativo russo.
O que mais se sabe sobre o SimpleX
O SimpleX é um aplicativo de mensagens que tem como foco a privacidade do usuário. Além disso, no site oficial do aplicativo diz que se trata do primeiro aplicativo de mensagens a não possuir ID de usuário, email ou número de telefone. O SimpleX vem sendo considerado como “o refúgio” de usuários comuns e também de golpistas que temem que seus dados sejam coletados e compartilhados com a polícia mediante investigação.
Uma apuração realizada por sites especializados encontrou grupos extremistas que ainda atuam no Telegram conhecido como Terrorgram, incentivando a migração para o SimpleX. “Nada é a prova de balas”, disse um usuário de um dos grupos, comparando o Telegram com o SimpleX, “mas o SimpleX não precisa do seu email ou número de telefone (ao contrário do Telegram e outros) e não armazena conversas no servidor”.
Dorsey elogiou o SimpleX em 2023 o chamando de “promissor” e potencialmente superior ao Signal, aplicativo preferido de usuários especialistas com foco na privacidade. O SimpleX está disponível para iPhone e Android através do site oficial.
Siga o Mídia Segura no Instagram e fique por dentro das novidades da tecnologia antes de todo mundo.