Os produtos analisados pelas autoridades da Coreia do Sul estavam com níveis de toxina acima do que é permitido por lei; saiba mais.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As varejistas chinesas Temu e Shein foram notificadas pelas autoridades da Coreia do Sul por venderem produtos com altos níveis de toxina. Foram encontradas substâncias tóxicas centenas de vezes superiores ao permitido por lei.

Um teste realizado em 144 produtos, incluindo itens da AliExpress, revelou que vários deles não cumpriram as diretrizes de segurança estabelecidas, conforme revelou o portal Business Insider. Alguns produtos como roupas e calçados comercializados nas varejistas possuem certos níveis de produtos que as deixam mais maleáveis.

Órgãos regulatórios realizam testes de segurança em produtos para certificar que os níveis estão dentro dos parâmetros permitidos por lei que não sejam prejudiciais à saúde do consumidor. Em um destes testes de controle, autoridades da Coreia do Sul, detectaram níveis elevados de toxina em produtos das varejistas Temu e Shein.

Diversidade de produtos e preços agressivos

Temu e Shein têm ganhando espaço no mundo inteiro por comercializarem uma gama de produtos de todos os tipos com preços agressivos. Na loja de aplicativos Google Play, o app da Temu se tornou rapidamente o aplicativo mais baixado do mundo, perdendo apenas para o Facebook e Instagram.

temu-e-shein-sao-notificados-por-vender-produtos-com-altos-niveis-de-toxina

Este crescimento explosivo fez com que autoridades de vários países incluindo a União Européia fiscalizassem os produtos vendidos nessas varejistas. Em uma análise recente, dos 144 produtos analisados da Temu, Shein e AliExpress não atendiam aos padrões exigidos por lei. A agência que analisou os produtos encontrou níveis de soluções químicas usados na produção de plástico para deixarem mais flexíveis 229 vezes mais alto do que o permitido. O contato com estes produtos está associado ao desenvolvimento do câncer e outros problemas de saúde.

Em alguns acessórios da varejista Shein foram encontrados o formol, em artigos como bonés, duas vezes acima do que é permitido. O contato com o produto em alto excesso pode causar até mesmo o envenenamento do fígado. Já em produtos da Temu, foram encontrados chumbo em sandálias de palmilhas até 11 vezes acima do considerado seguro.

Os órgãos controladores do país asiático pediram a remoção dos produtos dos sites, que foram logo atendidos pelas varejistas chinesas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Temu disse que após a notificação, iniciou imediatamente uma investigação interna. Já a Shein informou a AFP que seus fornecedores são obrigados a cumprir os controles e padrões estabelecidos pela empresa, bem como as leis e regulamentações de segurança dos produtos. 

Com informações: AFP