A ferramenta impedirá o salvamento de mídias compartilhadas em grupos e o encaminhamento de mensagens privadas.
O WhatsApp acabou de anunciar uma nova função voltada à proteção das conversas e mídias do aplicativo: a “Privacidade avançada das conversas“. A novidade chega como um complemento de peso e reforça os recursos já existentes de privacidade do aplicativo, como a criptografia de ponta a ponta, mensagens temporárias e conversas protegidas por senha.
- Fique por dentro:
- WhatsApp começa a liberar música para status; saiba mais
- É verdade que o WhatsApp vai avisar quem tirar print de conversa?
A Privacidade avançada das conversas dará aos usuários e admins mais controle sobre o conteúdo postado no aplicativo. Ao ativar a função, será possível impedir o encaminhamento de mensagens para fora do WhatsApp, bloquear o download automático de mídias e restringir o uso de recursos baseados em inteligência artificial na conversa.
O recurso surge como uma solução útil para grupos onde há trocas de informações sensíveis — como em redes de apoio sobre saúde ou fóruns comunitários. Nessas situações, mesmo que nem todos os participantes sejam conhecidos, será possível garantir um ambiente mais seguro e privado para o diálogo.

A ativação da nova camada de proteção é simples, basta acessar o nome da conversa e selecionar a opção “Privacidade avançada da conversa”. A ferramenta está sendo liberada gradualmente para todos os usuários que atualizarem o aplicativo para a versão mais recente.
Segundo o WhatsApp, esta é apenas a primeira etapa da nova funcionalidade. A expectativa é que, futuramente, mais recursos sejam incorporados para garantir ainda mais proteção nas conversas.