O WhatsApp está trabalhando para impedir que conversas sejam exportadas para fora do aplicativo, incluindo o salvamento de mídias no celular.
O WhatsApp está desenvolvendo um novo recurso que impedirá que fotos e vídeos compartilhados no aplicativo sejam salvos na galeria de fotos do celular do destinatário. A funcionalidade deve operar de forma semelhante à função “Ver uma vez”, que apaga a mídia assim que é visualizada. No entanto, desta vez, a empresa está adicionando uma camada extra de proteção às conversas, permitindo que o recurso seja ativado para todas as conversas — pessoais e profissionais.
- Fique por dentro:
- WhatsApp prepara o lançamento de múltiplas contas no aplicativo
- WhatsApp começa a liberar música para status; saiba mais
De acordo com o portal WABetaInfo, que identificou o recurso na versão 25.10.10.70 do WhatsApp para iOS, por meio do aplicativo de testes TestFlight, o WhatsApp está trabalhando em uma nova funcionalidade chamada “Privacidade Avançada de Bate-Papo”. Essa função permitirá que os usuários impeçam que mídias sejam salvas automaticamente na galeria do aparelho.

Uma vez habilitado, o recurso impedirá que qualquer pessoa na conversa salve automaticamente imagens e vídeos recebidos na galeria do celular. Vale lembrar que essa funcionalidade já se aplica a conversas com mensagens temporárias, e o WhatsApp agora planeja expandir o recurso para todas as conversas em que a configuração de privacidade estiver ativada.
Privacidade Avançada de Bate-Papo
Segundo o site, além de restringir o salvamento de mídias, o recurso também bloqueará a possibilidade de exportar o histórico completo de conversas para uma pasta do celular. Dessa forma, conversas confidenciais permanecerão dentro do próprio aplicativo.
A novidade visa reduzir o risco de compartilhamento não autorizado de conteúdos como mensagens de voz, imagens e vídeos fora do app. O WhatsApp reforça que as conversas são protegidas por criptografia de ponta a ponta, e que nem mesmo a empresa pode ler o conteúdo das mensagens. Além disso, o recurso pode evitar vazamentos acidentais e o arquivamento de mensagens privadas fora do mensageiro.
Embora ainda seja possível encaminhar mensagens, o objetivo da função é impedir que o conteúdo seja exportado do aplicativo sem o conhecimento do usuário. É importante destacar que, mesmo com a “Proteção Avançada de Bate-Papo” ativada, ainda será possível realizar capturas de tela das conversas. Por enquanto, o WhatsApp não notificará quando um usuário tirar prints das mensagens.
A funcionalidade ainda está em fase de desenvolvimento e não possui uma data definida para ser lançada na versão estável do aplicativo.