A ferramenta chega como um reforço de segurança contra links falsos que redirecionam os usuários para páginas falsas; saiba mais.
O WhatsApp tem trabalhado para tornar o aplicativo de mensagens como uma das opções mais seguras do mercado. Aqui no blog, já noticiamos todos os recursos lançados e aqueles que ainda deverão chegar no app mensageiro.
Devido a sua popularidade, o app se tornou a plataforma preferida de golpistas que constantemente usam informações públicas de usuários do aplicativo para aplicar golpes usando o mensageiro. Recentemente, a empresa anunciou que os usuários agora poderão criar nomes de usuário e adicionar contatos que não aparecem na agenda do telefone. Ambos os recursos deverão chegar para todos nas próximas atualizações do aplicativo.
Outra novidade que inclusive já falamos aqui também no blog, é que o WhatsApp está trabalhando em uma ferramenta de pesquisa de origem de imagens na internet. Para complementar este recurso, a empresa agora está desenvolvendo uma ferramenta de checagem de links compartilhados no aplicativo.
O golpe tá aí, cai quem não checa
De acordo com o WaBetaInfo, que encontrou a ferramenta em desenvolvimento na versão 2.24.22.19 do WhatsApp para Android, a empresa está desenvolvendo uma ferramenta que permite aos usuários checarem a origem de links diretamente nos motores de buscas do Google.
A captura de tela divulgada pelo portal não deixa claro se para obter informações sobre a origem de links, o usuário deverá manter o dedo pressionado na mensagem ou se a opção vai aparecer no primeiro toque no link recebido. De qualquer forma, o WhatsApp vai perguntar se você deseja “Obter informações de links no Google“, antes de seguir o link.
O recurso chega como um reforço de proteção contra links falsos que redirecionam usuários para páginas de captura de dados, o popular phishing — método bastante conhecido para clonagem de contas e roubo de credenciais.
Ao que parece, a Meta está implementando ferramentas de segurança contra links de terceiros em todas as suas plataformas. No Instagram, por exemplo, alguns links não podem ser abertos no primeiro clique. Antes disso, a plataforma emite um aviso alertando usuários sobre golpes na rede. O recurso serve para desencorajar o usuário a seguir links de origem duvidosa disponíveis em bios e chats do serviço.
No WhatsApp, o processo será um pouco diferente, já que será o próprio usuário que terá de pesquisar sobre a origem do link nos mecanismos de pesquisas do Google. Se um link for verdadeiro, o Google vai mostrar resultados nas pesquisas do buscador. Do contrário, nada será mostrado — uma forma eficaz de alertar o usuário sobre golpes em potencial.
A ferramenta, contudo, não tem previsão de lançamento para usuários finais do WhatsApp. Sendo assim, resta aguardar pela novidade.