A ferramenta fará uma checagem no Google em busca de outras imagens ou artigos relacionados a imagem que você pesquisou.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O WhatsApp está testando uma ferramenta que permitirá ao usuário pesquisar a origem de uma imagem recebida na internet. A ferramenta está em fase de teste na versão beta do app para Android e sem previsão de lançamento para a versão final do aplicativo.

Na era das IAs por toda a internet e imagens manipuladas através de programas gráficos de edição, o recurso deverá servir como uma “checagem” de conteúdo de mídia no mensageiro. Vale dizer que o Brasil é um dos países que mais acessa o WhatsApp diariamente — para enviar e receber informações. A ferramenta deverá auxiliar o usuário a checar a origem de uma imagem antes de compartilhá-la com outras pessoas no aplicativo mensageiro.

Na dúvida, é melhor dar um Search

De acordo com o portal WaBetaInfo, a ferramenta de pesquisa ficará disponível assim que a imagem for aberta através do visualizador de imagens do WhatsApp. Com a imagem aberta, o usuário poderá tocar sob o menu com três pontos e depois em “Pesquisar na internet”. Após isso, o WhatsApp vai subir a imagem para o Google e o buscador fará uma varredura na internet em busca de informações relacionadas a imagem.

whatsapp-trabalha-em-ferramenta-que-identifica-origem-de-imagem-1

A ferramenta pode ser útil para casos onde uma imagem é editada e encaminhada com muita frequência no aplicativo. Imagens adulteradas ou tiradas de fora de contexto poderão ser analisadas pela ferramenta através de uma rápida pesquisa no Google. A ideia pode estar relacionada ao combate de notícias falsas, imagens geradas por IA e outras adulterações. De acordo com o site que flagrou o recurso, às imagens analisadas através da ferramenta não comprometerão a privacidade do usuário nem da mídia analisada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O site reforça que todas as imagens recebidas pelo WhatsApp poderão ser pesquisadas na internet pelo próprio aplicativo. Dessa forma, o recurso ficará à disposição do usuário caso ele duvide da origem de uma imagem recebida — seja ela de um contato pessoal ou aquelas com o rótulo “Encaminhada com frequência”.

A novidade, contudo, não possui data de lançamento para a versão estável do aplicativo mensageiro.