A mudança poderá afetar criadores de conteúdo menores, já que a taxa de entrega de atualizações é mais baixa para quem está começando agora.
O YouTube está testando um novo recurso que pode mudar a forma como os usuários recebem notificações de canais inscritos. Em vez de notificar sobre cada novo upload ou atualização de um canal, a plataforma agora avaliará a frequência de interação do usuário com cada canal e poderá silenciar notificações de aqueles que ele raramente assiste.
- Fique por dentro:
- YouTube testa respostas de áudio para comentários em vídeo
- YouTube pode remover botão de “Pular” anúncios em vídeos
Atualmente, ao se inscrever em um canal, os usuários geralmente ativam o botão de notificações, o que significa que eles podem receber alertas personalizados sobre novos conteúdos. No entanto, com essa nova funcionalidade em fase de testes, o YouTube analisará os hábitos de visualização e interação de cada usuário. Se um canal inscrito for assistido com pouca frequência ou não receber interações, suas notificações poderão ser silenciadas automaticamente.

De acordo com um comunicado da equipe do YouTube, esse teste busca aprimorar a experiência do usuário, reduzindo o excesso de notificações push e tornando os alertas mais relevantes. “Estamos realizando um pequeno experimento que impactará os espectadores que estão inscritos em um canal e definiram as notificações para “Todos”, disse Rob, do TeamYouTube. Em resumo, isso significa que, mesmo que um usuário tenha ativado as notificações para um canal, ele pode deixar de recebê-las caso o algoritmo detecte uma baixa interação com esse canal.
Mudança poderá gerar impacto na receita
O novo recurso poderá ajudar a reduzir o excesso de notificações desnecessárias, permitindo que os usuários recebam apenas atualizações de canais com os quais eles realmente interajam. Além disso, o YouTube reforçou que o objetivo é evitar que os usuários desativem completamente as notificações da plataforma, garantindo que os alertas continuem sendo úteis e relevantes.
Por outro lado, a mudança pode impactar criadores de conteúdo menores ou menos frequentes, que podem ter suas notificações silenciadas caso seu público não interaja regularmente com seus vídeos. Assim, os criadores precisarão incentivar o engajamento do público para garantir que suas notificações continuem sendo entregues.
Vale lembrar que o YouTube sempre esteve “envolvido” em controvérsias sobre alegações de que a plataforma não entrega as notificações de novos conteúdos publicados. Sabe aquela chamada que circula em outras redes populares como Instagram e TikTok pedindo para curtir, comentar e seguir? Esse tipo de convite surgiu no YouTube, justamente para incentivar os inscritos a fazer com que seus vídeos chegassem para mais pessoas dentro da plataforma.
Sobre esse assunto, se você desejar continuar recebendo atualizações de alguns canais que você se inscreveu mas que se esqueceu — é hora de ir lá de deixar um amigável like como forma de incentivo ao criador. O YouTube contudo, ainda não anunciou quando ou se essa mudança será implementada globalmente, mas os testes já estão em andamento.