A novidade está sendo testada na versão para iPhone do YouTube. O recurso, poderá chegar para todos somente a partir do ano que vem.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O YouTube está trabalhando na possibilidade de respostas de áudio para comentários em vídeos. Essa funcionalidade poderá mudar a experiência de uso do serviço, tornando a comunicação entre seguidor e criador mais humanizada e dinâmica. Atualmente, o recurso está em fase experimental e disponível apenas para um pequeno grupo de criadores nos Estados Unidos. Por enquanto, as respostas de voz podem ser gravadas apenas por meio do aplicativo do YouTube para iPhone, mas qualquer espectador, independentemente do sistema, poderá ouvir, curtir ou interagir com as respostas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O objetivo é tornar as interações entre criadores e suas audiências mais rápidas, pessoais e envolventes — além de reduzir o tempo que os criadores gastam digitando respostas. Com mensagens de voz, a comunicação ganhará um toque mais humano, onde os usuários poderão ouvir a voz do criador sem edição. O recurso remete às respostas em vídeo implementadas pelo TikTok em 2021, que permitem que criadores respondam diretamente a comentários em vídeo com outros vídeos. Na rede social da ByteDance, as respostas a comentários com vídeo permitem que usuários promovam seu conteúdo através de uma interação mista.

Como funcionará o recurso

Os criadores selecionados para o teste poderão:

  • Clicar no ícone de ondas sonoras ao lado de um comentário.
  • Gravar uma resposta em formato de áudio.
  • Fixar respostas em formato de áudio no topo dos comentários.
Imagem: reprodução

O YouTube já oferece uma solução semelhante com os Shorts como respostas aos comentários. No entanto, as respostas em formato de áudio são uma adição interessante por serem mais rápidas e simples de produzir, exigindo menos esforço do criador. Além disso, como acontece no WhatsApp, os comentários de voz podem quebrar a barreira da escrita, já que muitos usuários preferem mandar mensagens de voz em vez de texto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As respostas em formato de áudio do YouTube poderá promover:

  • Interação humanizada: os comentários em áudio proporcionam maior proximidade com a audiência, humanizando a interação.
  • Rapidez de resposta: gravar uma nota de voz pode ser muito mais rápido do que digitar uma resposta longa e detalhada.
  • Acessibilidade: para pessoas com dificuldades de leitura ou visão, o recurso poderá facilitar o acesso às respostas.
  • Versatilidade: criadores poderão compartilhar emoções com tons específicos que, muitas vezes, podem ser mal interpretados no texto escrito.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Caso o teste seja bem-sucedido, o recurso poderá ser ampliado para mais criadores e finalmente chegar para todos até 2025. A abordagem reforça o esforço do YouTube para competir com o TikTok e outras redes sociais, consolidando a plataforma como um espaço diversificado para interações criativas. Além disso, o lançamento de respostas em áudio pode abrir espaço para novas estratégias de engajamento, como: curtas de podcasts, interações mais descontraídas ou até mesmo mensagens especiais para inscritos assinantes — impulsionando a fidelização da audiência.

Com informações: YouTube