O levantamento mostrou como os adolescentes estão usando seus smartphones: 87% acessam o Instagram e 79% o TikTok pelo menos uma vez por mês.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma nova pesquisa feita pelo banco de investimentos Piper Sandler revelou que o iPhone é o celular queridinho entre os adolescentes. De acordo com a pesquisa, 88% dos jovens possuem um iPhone, reforçando o domínio da Apple nesse grupo demográfico. Apesar de o Android ser o sistema operacional mais utilizado globalmente, dados do MIT App Inventor indicam que a Geração Z têm uma clara preferência pelos dispositivos da Apple — principalmente nos Estados Unidos.

O estudo também revelou que cerca de 25% dos adolescentes pretendem migrar para o iPhone 17 assim que ele for lançado, possivelmente ainda este ano. Entre os motivos que justificam o desejo de troca de aparelho, estão os rumores sobre melhorias importantes no novo modelo: câmera frontal de 24 megapixels, design mais fino, tela com taxa de atualização de 120 Hz e suporte à Dynamic Island, recursos que prometem atrair ainda mais o público conectado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o analista Jeff Pu, a câmera frontal do iPhone 17 deve ser um grande salto em relação à do modelo anterior, o iPhone 16, que conta com 12 megapixels. Isso pode ser especialmente relevante para os jovens que adoram tirar fotos com iPhone na frente do espelho.

Aliás, o levantamento da Piper Sandler também mostrou como os adolescentes estão usando seus smartphones: 87% acessam o Instagram e 79% o TikTok pelo menos uma vez por mês. O Snapchat aparece em terceiro lugar, com 72% de adesão, enquanto a Netflix lidera como a principal plataforma para consumo de vídeos entre esse público.

Status ou qualidade?

A pesquisa não revelou o principal motivo dos adolescentes preferirem iPhone em vez de smartphones Android. Em mercados americanos e europeus, o termo “status” é algo totalmente irrelevante quando se trata de produtos Apple. Aliás, por aqui, quase todo mundo usa iPhone e ninguém liga para isso. Outro dia, vi uma senhora de uns 70 anos com um MacBook Pro em uma das mãos e um iPhone 16 Pro na outra, caminhando pelo shopping. Logo pensei que aquela senhora deveria ser fã desde muito tempo de produtos Apple — e isso não por status, mas por sim por apenas ser fã de produtos da maçã mesmo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E não há como negar que os produtos Apple são de alta qualidade. Isso inclui toda a sua linha de produtos disponíveis no mercado. O redator dessa matéria é fã de produtos Apple desde 2012. Não consigo me ver usando um Android, apesar de ter sido o meu primeiro smartphone. Mas se fosse para dar minha opinião, eu diria que a Samsung faz um belo trabalho na sua linha “S” e a sua versão manipulada do Android, particularmente, é o mais bonito do mercado.